Contratos de agentes do setor de distribuição e exibição de cinema

03 Março 2015

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE publicou em outubro de 2014 a Instrução Normativa n.º 115, que regulamenta a obrigação de envio de contratos por agentes regulados e altera dispositivos da Instrução Normativa nº. 91, de 2010 e da Instrução Normativa nº 65, de 2007. 

 

De acordo com nota publicada pela agência, a Instrução Normativa foi necessária para adequar os procedimentos da ANCINE ao impacto provocado pelos novos modelos de negócios que estão sendo construídos no mercado com a digitalização da projeção cinematográfica, derivados de inovações tecnológicas e operacionais. 

 

A Instrução Normativa n.º 115 traz três mudanças principais: (i) estabelece a obrigação de envio dos contratos relativos ao pagamento de cópias virtuais das obras audiovisuais cinematográficas (Virtual Print Fee – (“VPF”) e acordos semelhantes, pelos agentes regulados; (ii) aborda a prestação de informação sobre o pagamento efetivo de VPF pelos distribuidores e (iii) determina o registro de três novas categorias de agente econômico com atuação no mercado de cinema. 

 

Os contratos relativos ao pagamento de virtual print fee (VPF) receberão tratamento sigiloso nos termos da Resolução de Diretoria Colegiada nº. 53/2013, conforme dispõe o artigo 9º da Instrução Normativa n.º 115. 

 

A obrigação de prestação de informação sobre o pagamento efetivo de VPF pelos distribuidores se dá em decorrência da alteração  da  Instrução Normativa n.º 65/2007, que regulamenta o procedimento de envio obrigatório de relatórios de comercialização pelas empresas distribuidoras de obras audiovisuais para salas de exibição. 

 

Dessa forma, as empresas distribuidoras deverão enviar à ANCINE relatórios trimestrais, informando os valores repassados a quaisquer outros agentes a título de cobertura parcial das despesas de atualização tecnológica no segmento de salas de exibição, tais como o pagamento do VPF. 

 

Por fim, a terceira mudança diz respeito ao registro de novas categorias de agentes econômicos com atuação no mercado de cinema. São elas: os agentes integradores, responsáveis por coordenar funções e serviços no processo de digitalização; as empresas que operam venda remota de bilhetes de ingresso; e as prestadoras de serviços de entrega de conteúdos digitais para os cinemas, por satélite ou outros meios. 

 

Assim, se considerarmos as especificidades desse segmento do mercado audiovisual, a Instrução Normativa n.º 155/2014 é uma tentativa de garantir uma circulação mais equilibrada e diversificada de obras brasileiras e estrangeiras, através da regulação do processo de digitalização da projeção cinematográfica e da atividade de distribuição de obras audiovisuais para exibição em salas de cinema.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços